SQLSTATE[23000]: Integrity constraint violation: 1062 Duplicate entry '2172' for key 'PRIMARY' Associação Tocantinense de Municípios Portaria do ajuste anual do Fundeb deve ser publicada ainda neste mês de abril
Notícias

Portaria do ajuste anual do Fundeb deve ser publicada ainda neste mês de abril

A portaria que trata do Demonstrativo do Ajuste Anual da Distribuição dos Recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) do Exercício de 2016 deverá ser publicada ainda neste mês de abril.

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) explica que por meio desse demonstrativo será divulgada a receita do Fundeb efetivamente realizada no ano anterior, esse é o chamado ajuste anual do Fundeb.

A CNM lembra ainda que essa portaria é aguardada pelos nove Estados que recebem complementação da União ao Fundeb: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco e Piauí.

Questionamentos

Muitos gestores estão entrando em contato com a área técnica de Educação da Confederação questionando se terão crédito ou débito com a divulgação do ajuste do Fundeb referente ao ano de 2016.

A área de Educação esclarece que a redistribuição da Complementação da União ao Fundeb de 2016 será realizada mediante a efetivação de lançamentos nas contas correntes específicas dos Fundos do Distrito Federal, Estados e respectivos Municípios.

Isso, se dará da seguinte forma: a débito ou a crédito, conforme o caso, da diferença apurada entre o valor da Complementação da União distribuída aos fundos e o valor da Complementação da União calculada com base nas receitas realizadas no ano de 2016 - essas bases de cálculos estão previstas no artigo 6º, parágrafo 2º, e no artigo 16, parágrafo único, da Lei 11.494/2007-; ou a crédito do valor da integralização do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica - em cumprimento ao disposto no artigo 4º da Lei 11.738/2008, conforme a Resolução 7/2012, da Comissão Intergovernamental de Financiamento para a Educação Básica de Qualidade.

A entidade alerta aos gestores que a portaria será publicada ainda no mês abril e os valores serão divulgados por Município.