SQLSTATE[23000]: Integrity constraint violation: 1062 Duplicate entry '2172' for key 'PRIMARY' Associação Tocantinense de Municípios Municípios aderem a programas educacionais em parceria com o Governo do Estado e Instituto Ayrton Sena
Notícias

Municípios aderem a programas educacionais em parceria com o Governo do Estado e Instituto Ayrton Sena

Municípios com menor índice de Desenvolvimento da Educação Básica, bem como aqueles com o maior índice de alunos em distorção idade-ano, serão beneficiados com programas educacionais por meio de parceria com o Governo do Estado e o Instituto Ayrton Sena. O lançamento dos programas ocorreu nesta segunda-feira, 17, no auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, e contou com a presença de vários prefeitos.

Os programas pedagógicos Se Liga Tocantins, Acelera Brasil e Circuito Campeão permitirão o atendimento a mais de 45 mil alunos das redes estadual e municipal de ensino. O Se Liga visa alfabetizar alunos de 9 a 14 anos de idade que estejam em distorção idade-ano, matriculados nas turmas do 3º ao 5º Ano. O Acelera Brasil também pretende eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado, mas é destinado a estudantes que estejam alfabetizados. Já o Circuito Campeão vai atender aos educandos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental e propõe o gerenciamento da aprendizagem dos alunos com a finalidade de evitar ou reduzir a repetência.

Na execução dos programas serão investidos recursos da ordem de R$ 3,5 milhões do Tesouro Estadual. O início das aulas deve ocorrer no dia 24 deste mês e serão beneficiados alunos de 131 escolas estaduais e 56 municipais, dos municípios com menor índice de Desenvolvimento da Educação Básica, bem como aqueles com o maior índice de alunos em distorção idade-ano. Os municípios que se encaixam nessas situações terão as despesas pagas pelo Estado, e os que não se encaixam poderão aderir com recursos próprios e o Estado disponibilizará equipe de formadores e apoio à supervisão.

Parceria

O governo do Tocantins irá disponibilizar, aos municípios que aderirem aos programas, material didático pedagógico como livros-módulos dos alunos e professores, cartazes de acompanhamento e caixas de literatura por turma; monitoramento informatizado por meio do Sistema Instituto Ayrton Senna de Informação (Siasi); monitoramento presencial (in loco) feito pelos técnicos capacitados pelo Instituto; além de formação específica para os profissionais que atuarão no Programa na sede da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Delegacias Regionais de Ensino e escolas.

Os registros dos dados são coletados e inseridos mensalmente por meio do Siasi, com o objetivo de intervir em tempo hábil, visando à aprendizagem de cada aluno. Esse registro ocorre com a participação de todos os envolvidos no processo educativo, e o mais importante é que a equipe educacional como um todo, a começar pelos professores, utilizem os dados registrados e consolidados para tomadas de decisões que garantam a melhoria qualitativa da aprendizagem e do ensino.

Capacitação

Na primeira etapa do programa foram capacitados pelo Instituto Ayrton Sena os técnicos da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes; Diretorias Regionais de Educação (DREs) da Capital e de Porto Nacional; que atuarão como multiplicadores nos municípios.

Do dia 18 a 20 de abril, eles realizarão capacitações dos professores que atuarão nos programas Se Liga Tocantins, Acelera Brasil e dos coordenadores regionais e pedagógicos que atuarão no programa Circuito Campeão. Nesta etapa serão capacitados cerca de 400 profissionais.

Victor Morais/Ascom ATM - Com informações da Secom/TO