Notícias

ATM sedia consórcio de municípios destinado ao desenvolvimento da região centro oeste

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) firmou Termo de Cooperação com o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento dos Municípios da Região Centro Oeste do Tocantins (CMCO) no intuito de auxiliar os municípios consorciados na execução do consórcio. Entre os objetivos do termo está a troca de experiências e informações técnicas, a realização de eventos, a cessão de espaço na sede da ATM para a instalação de escritório da CMCO, além de parceria na execução do Projeto PDRIS.

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, explica que a parceria favorece a execução do CMCO. “Os consórcios são vistos como alternativas aos governos municipais para a oferta de serviços públicos e programas de grande custo ou que exige uma grande complexidade na execução, como as especialidades médicas. É de grande importância que essa união se solidifique”, destaca Mariano, que defende a criação de consórcios entre os municípios para a execução da Lei de Resíduos Sólidos, que põem fim aos tradicionais lixões a céu aberto.

Cabe a ATM ceder o espaço para a sede do CMCO, enquanto o consórcio terá que assumir os custos financeiros e operacionais da parceria, no que diz respeito aos valores com pessoal, equipamentos de informática e demais insumos. O termo vigorará até 31 de dezembro de 2018.