Eventos

Técnicos da área de habitação dos Municípios recebem capacitação sobre o Cartão Reforma nesta segunda-feira, 23

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e a secretaria Estadual da Habitação e Desenvolvimento Urbano comunicam a realização de capacitação sobre a operacionalização do Cartão Reforma que ocorrerá nesta segunda-feira, 23 de outubro, no auditório do Palácio Araguaia, em Palmas, com início às 08he30 e previsão de término para às 17h. Treinamento é voltado para técnicos da área de habitação dos municípios selecionados para esta primeira etapa do programa federal. 

Do Tocantins, 31 municípios estão habilitados a participarem do processo seletivo, são eles: Alvorada, Ananás, Araguaçu, Araguaína, Araguatins, Arraias, Augustinópolis, Axixá, Colinas, Cristalândia, Dianópolis, Divinópolis, Filadélfia, Formoso do Araguaia, Goiatins, Guaraí, Gurupi, Miracema, Miranorte, Nova Olinda, Palmas, Palmeirópolis, Paraíso, Paranã, Porto Nacional, Silvanópolis, Sítio Novo do Tocantins, Taguatinga, Tocantinópolis, Wanderlândia e Xambioá. 

Para a abertura da capacitação está prevista a presença do Diretor de Melhorias Habitacionais do Ministério das Cidades, Álvaro César Lourenço. Além da autoridade, estarão presentes os técnicos Sehab que foram capacitados em primeiro momento para operar todo programa. O SisReforma – Sistema de Operação e Gerenciamento do Programa Cartão Reforma será a plataforma onde estados e municípios cadastrarão suas propostas (projetos) e as famílias interessadas, operarão o aplicativo das visitas técnicas, efetuarão as medições mensais e farão toda a comunicação com o MCidades.

Cartão Reforma

O Cartão Reforma é um programa de melhoria habitacional do Governo Federal, que visa auxiliar famílias com renda de até R$ 2.811,00, na reforma, ampliação ou conclusão de suas moradias. Para tanto o benefício será concedido às famílias por meio de cartão, cujos valores variam de R$ 2 a 9 mil, destinado à compra de materiais de construção. A mão de obra é responsabilidade das famílias. O primeiro edital de chamamento de Estados e Municípios no Programa acontecerá neste mês de maio.

Interessados poderão enviar para o email gabinete@habitação.to.gov.br o nome do Município e do(s) técnico(s) responsável(is).