Notícias

Prefeitos parabenizam ATM pelo trabalho educativo que a entidade municipalista tem imprimido em sua atuação

Victor Morais/Ascom ATM

Prefeitos das mais diversas regiões do Estado comentaram o trabalho educativo que a Associação Tocantinense de Municípios (ATM) tem imprimido em sua atuação neste ano de 2017. Os gestores participam nesta quinta-feira, 9, em Palmas, da Formação em Finanças Públicas e Educação Fiscal, encontro promovido pela ATM, em parceria com a Escola de Gestão Fazendária do Tocantins (Egefaz/TO) e a Escola de Administração Fazendária (ESAF), e que objetiva a construção, entre gestores e Ministério da Fazenda, de entendimento sobre as parcerias e convênios estabelecidas entre as prefeituras e a pasta federal, além de outros órgãos da União, como a Previdência Social.

O prefeito de Nova Rosalândia, Nadir Machado, reconheceu as dificuldades enfrentadas pelos Municípios de pequeno porte, no que refere à qualificação profissional dos servidores. “Já temos dificuldades orçamentárias que limitam a promoção de capacitação aos servidores. A ATM tem promovido importantes encontros de formação que norteiam as gestões municipais para a melhor forma de administrar os recursos públicos, os programas e serviços em prol da população”, destacou.

Desenvolvimento

Já o prefeito de São Salvador do Tocantins, André Miguel Ribeiro, teceu elogios a ATM. “Estamos muito satisfeito com o trabalho da ATM, e continuaremos presentes nas ações da entidade municipalista”, disse. Por sua vez, o prefeito de São Sebastião do Tocantins e vice-presidente da ATM, Adriano de Moraes, disse que a formação é um dos principais trabalhos da entidade. “Sabemos que a ATM tem atuações de ordem política na busca de benefícios e justiça aos Municípios, principalmente diante dos demais entes federados. Contudo, acredito que as qualificações profissionais promovidas pela entidade são as ações mais importantes da Associação, pois promove o desenvolvimento dos Municípios”, afirma.

Encontros

Neste ano de 2017, a ATM promoveu o Seminário de Incremento das Receitas Municipais que possibilitou aos gestores a adoção de procedimentos e técnicas voltadas à ampliação dos recursos aos cofres municipais. Além disso, a Associação promoveu o Fórum de Saúde Pública e Segurança Alimentar, que discutiu a obrigatoriedade dos serviços de inspeção de alimentos de origem animal para a oferta de produtos de qualidade às populações.

A ATM incentivou ainda a participação dos gestores municipais em eventos de capacitação realizados por outras instituições públicas, como o encontro do Cartão Reforma e os ciclos de palestras do Agenda Cidadã, os fóruns de Desenvolvimento Regional e as capacitações sobre o ICMS Ecológico. Recentemente, a entidade municipalista promoveu reunião de trabalho para apresentar o Transcolar Rural, sistema que permite às prefeituras determinarem rotas menos onerosas para o transporte de alunos da Zona Rural.

Mais encontros

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, afirma que a Associação buscará ainda mais promover encontros que levem conhecimentos, experiências e técnicas aos gestores municipais. “O desenvolvimento do Município passa pela atuação de uma gestão tecnocrática, com expertise para gerenciar atividades, conhecimento, informação e recursos. Estaremos atentos as oportunidades de parceria com instituições de ensino ou órgãos que fomentem a capacitação dos servidores municipais”, finaliza Mariano.