Notícias

Reunião do Selo Unicef define datas para primeira capacitação dos 85 municípios aderidos

Os 85 municípios do Tocantins que aderiram à 3ª edição do Selo Unicef (2017-2020) participarão da 1ª capacitação de forma regionalizada nos dias 12 e 13 de março em Palmas e 15 e 16 do mesmo mês, em Araguaína. A continuidade do processo foi anunciada em uma reunião do oficial de Saúde e HIV do Unicef, Antônio Carlos Cabral, com a articuladora do Selo no Tocantins, secretária de Estado do Trabalho e da Assistência Social (Setas), Patrícia do Amaral, e representantes das secretarias de Estado da Saúde; e da Educação, Juventude e Esportes, parceiros do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) na realização do Selo no Tocantins. A reunião ocorreu na tarde desta quinta-feira, 22, na Setas em Palmas.

De acordo com o oficial do Unicef, Antônio Carlos Cabral, depois de todo o processo de adesão dos municípios ao Selo, o primeiro momento de aproximação com os prefeitos e suas equipes será por meio desta capacitação. O treinamento visa dar, aos gestores, o passo a passo de como deverão trabalhar até 2020, para então receberem a certificação.

Além da metodologia do Selo Unicef, a capacitação também tem o objetivo de explicar aos municípios como deverão realizar os Fóruns Comunitários que terão intuito de promover a participação social e mobilização dos adolescentes. “Nosso grande objetivo é garantir o envolvimento e o protagonismo desses adolescentes em todo esse processo, levando-os a discutirem os indicadores do seu município”, explicou o oficial do Unicef.

A secretária das Setas, Patrícia do Amaral, reafirmou o total apoio do governo do Estado ao Selo Unicef, um compromisso firmado pelo governador Marcelo Miranda em 2008 e ratificado em 2013. “Temos trabalhado com afinco junto com os municípios para garantir esse crescimento em nossos indicadores relacionados a crianças e adolescentes. Trata-se de mais uma ação em prol desse público que é considerado prioridade para essa gestão”, declarou Patrícia.

Selo Unicef

O Selo Unicef é uma iniciativa para estimular os municípios a implementarem políticas públicas para redução das desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes previstos na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).