Notícias

Gurupi participa do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Durante esta semana está sendo realizado o 20º Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), em Florianópolis (SC). Gurupi está participando por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, juntamente com a comitiva do Tocantins. O encontro encerrará na sexta-feira (24).

O tema central em 2018 é: "Os Comitês de Bacias Hidrográficas e o Futuro da Água". O objetivo do encontro tem sido debater e mapear os desafios e oportunidades, bem como a elaboração de soluções em conjunto. Dentro da programação há oficinas, palestras, apresentação de casos, salas temáticas, entre outras atividades relacionadas ao tema central.

A Diretora de Meio Ambiente de Gurupi e Presidente do Comitê das Bacias hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza, Asafe Gomes, é uma das organizadoras do ENCOB 2018 e está representando Gurupi no evento.

"É uma oportunidade importante de adquirir conhecimentos, trocar experiências e explanar sobre os benefícios com a criação das Unidades de conservação das Bacias Hidrográficas Urbanizadas de Gurupi, como meio de direcionar corretamente a expansão urbana do nosso município minimizando os impactos nos nossos córregos urbanizados", afirmou Asafe.

Na ocasião, Asafe também falou sobre as metas do Município quanto ao Saneamento Básico, que tem o objetivo de saltar de 24% para 80% de alcance em dois anos.

Compõem o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza oito municípios: Gurupi, Cariri, Figueirópolis, Alvorada, Talismã, Jaú do Tocantins, Sucupira e Peixe. Essa união busca fortalecer a gestão das águas na região sul do Estado.

A Delegação tocantinense presente no ENCOB 2018 é composta por 50 membros. Estão representados no evento os cinco Comitês de bacias hidrográficas no Tocantins: CBH do Lago de Palmas, CBH do Rio Formoso, CBH dos Rios Lontra e Corda, CBH Manuel Alves da Natividade e CBH dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza. (Secom/Gurupi)