Notícias

ATM orienta prefeituras a promoverem ações no Dia Mundial de Combate às Meningites, dia 24 de abril

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios orienta as prefeituras de todo o Estado a promoverem ações alusivas ao Dia Mundial de Combate às Meningites, estabelecido no dia 24 de abril. Segundo a entidade municipalista, as ações visam minimizar eventuais casos da doença nos Municípios e ampliar conhecimento das comunidades sobre as Meningites.

A ATM lembra que a data vem para alertar a sociedade civil sobre os sinais e sintomas da doença, além de incentivar a procura imediata ao serviço de saúde frente a suspeita da doença. Ainda segundo a Associação, as ações devem demostrar à importância do diagnóstico precoce da doença e do tratamento oportuno, para evitar sequelas e eliminar a disseminação da infecção.

A Associação Tocantinense de Municípios mobiliza os profissionais de saúde quanto:

I. ao monitoramento da situação epidemiológica das meningites em seu Município;
II. à realização das medias de controle e prevenção disponíveis nos serviços de saúde;
III. à atualização da carteira de vacinação de acordo com o novo calendário vacinal;
IV. à detectação precoce dos surtos de doença meningocócica;
V. e a promoção de atividades de educação em saúde, orientando algumas medidas básicas de higiene e saúde.

Dados

No ano de 2018, o Estado do Tocantins notificou 221 casos de meningites. Destes 57 foram confirmados, tendo seis óbitos por vários tipos de meningites.

A vacinação contra a doença tem como faixa etária preconizada os menores de 1 ano e os adolescentes de 11 a 14 anos.

Orientações

Diante disso, a ATM orienta sobre a necessidade de cada município organizar e desenvolver ações de vigilância e educação em saúde na sua população. As atividades devem se estender até o mês de maio, recomenda a entidade.

A ATM solicita ainda aos Municípios que sejam encaminhados à Área de Assessoramento das Meningites, da Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) relatórios e registros fotográficos das ações realizadas em prol do Dia Mundial de Combate às Meningites para arquivamento e monitoramento das ações, por meio do contato (63) 3218-1733 ou email meningiteto@gmail.com.