Notícias

Conferências de Assistência Social devem ser realizadas pelos Municípios até o dia 13 de setembro, lembra ATM

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) lembra as gestões municipais sobre a realização das Conferências Municipais de Assistência Social para que os Municípios possam discutir as políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como designar os delegados de cada localidade para participação nas conferências estadual e federal. Alguns Municípios já promoveram as conferências, cujo prazo final de realização é 13 de setembro.

Segundo a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (SETAS), as Conferências Municipais de Assistência Social são espaços democráticos de debate coletivo que oportunizam a participação social, as discussões e avaliações das ações governamentais, bem como a deliberação das diretrizes relacionadas à política de Assistência Social.

Encontros

A SETAS participa prestando apoio técnico na realização destes eventos. Nesta semana as conferencias acontecem em Wanderlândia, Ananás, Luzinópolis, Nazaré, Babaçulândia, Dianópolis, Monte do Carmo e Ipueiras. Na ocasião, entre outras demandas, são escolhidos os membros que participarão das Conferências Estaduais, momento em que serão escolhidos os delegados que representarão o Tocantins na Conferência Nacional.

Controle Social

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, explicou detalhes das conferências. “Trata-se de um trabalho de avaliação dos gestores, com participação da comunidade, sobre as políticas da Assistência Social, um verdadeiro controle social de como anda o assistencialismo público nos Municípios”, disse.

Wanderlândia

Nesta segunda-feira, ocorreu a conferência de Wanderlândia, na região do Bico do Papagaio. O encontro contou com a presença de conselheiros municipais, Ministério Público, representante dos usuários, e diversos setores da sociedade; com destaque para o grande número de idosos presentes.
Conferências Estadual e Nacional

A 12ª Conferência Estadual Popular Democrática de Assistência Social acontece dia 15 de outubro, em Palmas; já a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social, acontecerá em novembro, em Brasília e terá como tema “Assistência social: direito do povo, com financiamento público e participação social”.