Notícias

ATM e Tribunal de Contas discutem implementação no Tocantins de suportes técnicos aos Municípios na área de obras públicas

Victor Morais/Ascom ATM

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, se reuniu nesta quinta-feira (05) com o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE), Severiano Costandrade, na sede do TCE, em Palmas, para que juntos pudessem discutir a implementação no Tocantins de suportes técnicos aos Municípios na área de obras públicas, nos mesmos moldes do que foi observado pelos dois em viagem técnica até Santa Catarina, onde conhecerem projetos de consultoria ofertados pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

“Consideramos uma oportunidade muito profícua conhecer a expertise da FECAM, em parceria com outras instituições, em auxiliar os Municípios com suporte técnico na área de obras. Observamos em Santa Catarina que os projetos levaram resultados satisfatórios como economia aos cofres públicos”, explica o presidente da ATM.

A ideia é ter dois projetos distintos. O Tribunal de Contas do Estado, por meio do Projeto TCE + Ação, será um facilitador junto aos jurisdicionados. Já o "Projeto ATM - Gestão de Obras Municipais" ajudará na elaboração de projetos de engenharia, planilhas orçamentárias, cronograma físico-financeiros para subsidiar os procedimentos licitatórios, ao facilitar e garantir segurança ao gestor municipal.

Participaram ainda da reunião, o coordenador da Caeng, Flávio Brito e o diretor geral do Instituto de Contas, Júlio Edstron.