Notícias

ATM fará três eventos técnicos em setembro com CNM, FNDE e SUDAM; Gestores municipais devem participar

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) convoca gestores municipais de todo o Estado a participarem de três eventos técnicos que a entidade municipalista está organizando neste mês de setembro com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e com a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia. Os eventos serão realizados no auditório da ATM, em Palmas, e possivelmente na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

CNM

Nos dias 24 e 25 de setembro a Confederação Nacional de Municípios estará em Palmas em mais uma edição do CNM Qualifica. Desta vez a capacitação será sobre “A Matriz de Saldos Contábeis”, sendo destinados aos prefeitos, contadores e consultorias contábeis. Os Municípios filiados à CNM terão o curso de forma totalmente gratuita. Interessados deverão se inscrever no hotsite do CNM Qualifica, acessado por meio deste link.

FNDE

O Encontro Técnico do FNDE no Tocantins será realizado neste mês de setembro, contudo as datas ainda estão sendo definidas pelo FNDE. Inicialmente, o evento seria realizado dias 18 e 19 de setembro, mas foi cancelado. O Encontro por meio do Projeto Mais Brasil, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) O evento tem o objetivo de subsidiar os gestores municipais sobre a utilização do apoio técnico e financeiro, oferecido pelo Governo Federal, para a execução de obras de construção, ampliação e reforma para a educação básica, utilizando o Plano de Ações Articuladas (PAR), por meio do Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC).

O público-alvo deste encontro são os prefeitos e secretários Municipais de Educação, Administração e Obras.

SUDAM

Por fim, de 25 a 27 de setembro, ocorrerá a Conferência Regional da SUDAM no Tocantins, evento que tem o objetivo de fortalecer a capacidade dos Municípios conveniados com a Superintendência em executar os recursos federais descentralizados. Inclusive, o Tocantins é o estado da federação brasileira que possui o maior numero de convênios firmados com a SUDAM de 2015 a 2018, um total de 229 convênios com mais de 100 municípios tocantinenses. O público-alvo são prefeitos, engenheiros e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs). A ATM articula para que esse evento seja realizado na Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.

A SUDAM informou que essa conferência será direcionada inicialmente apenas para 40 Municípios prioritários, sendo que posteriormente será realizada para os demais Municípios conveniados.Contudo, os Municípios podem entrar em contato com a SUDAM por meio de ofício, demonstrando interesse e informando os participantes que representarão os Municípios no encontro. O ofício deve ser enviado para: agi@sudam.gov.br 

ATM

O presidente da ATM e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano, convoca os gestores municipais das referidas áreas a participarem dos encontros. “São grandes oportunidades dadas aos Municípios para que possam sanar dúvidas e entenderem como funciona a sistemática dos convênios e recursos federais, além de se capacitarem para os assuntos contábeis. De grande importância a participação de prefeitos, secretários e servidores”, finaliza.