Notícias

ATM parabeniza estado do Tocantins pelos 31 anos de emancipação política

“O sonho secular já se realizou. Mais um astro brilha dos céus aos confins. Este povo forte, do sofrido Norte, teve melhor sorte. Nasce o Tocantins”.

Esses versos do Hino do Tocantins trazem algo revelador e único: como as dificuldades e limitações vivenciadas pelo povo nos Municípios do então Norte de Goiás foram cruciais para a criação do Estado.

O clamor por autonomia ecoou dos Municípios, esbravejados por sua gente aguerrida e combatente, que lutava contra as intempéries que surgiam à época.

Logo, a suplica foi acolhida pela grande maioria dos Municípios que hoje compõem o Tocantins, quando todos passaram a estar imbuídos num mesmo propósito: conquistar e consolidar um novo Estado na Nação brasileira, que lhes trouxessem representatividade e, principalmente, garantia de desenvolvimento.

E há 31 anos atrás o clamor foi atendido. No dia 05 de outubro de 1988 foi estabelecida a emancipação política do Estado do Tocantins. Um marco aos Municípios, uma glória ao povo tocantinense.

O Tocantins é 139 Municípios em pleno desenvolvimento, efetivado pelos esforços e pelo trabalho de suas comunidades e gestores. O progresso do Estado está intimamente atrelado ao desenvolvimento dos Municípios.

O Tocantins é ainda grandes bacias hidrográficas do Brasil, o encontro dos principais biomas do país, um sol estonteante e vibrante, uma fauna e flora exuberantes e um povo batalhador e forte.

A ATM parabeniza o Tocantins por mais uma primavera de conquistas e sonhos. Que o nosso Estado concretize os ideais e objetivos que perpassam o consciente de todos nós.

Parabéns Tocantins!

São os votos dos Municípios tocantinenses, representados pelos prefeitos e pelas prefeitas do Tocantins.

Jairo Soares Mariano
Presidente da ATM