Notícias

Durante I Fórum de Patrimônio Cultural do Tocantins, ATM pede mapeamento e plano para a área

Victor Morais/Ascom ATM

Durante a abertura do I Fórum de Patrimônio Cultural do Tocantins, ocorrida nesta terça-feira, 05/11, no auditório da Defensoria Pública, o prefeito de Chapada da Natividade, Joaquim Urcino, que no ato representou a Associação Tocantinense de Municípios (ATM), pediu aos representantes governamentais e institucionais que atuem no sentido de detalhar e mapear a cultura do Estado, além de criar um plano para área, que contemple políticas públicas e verbas. 

“A ATM acredita que os 139 municípios têm suas contribuições culturais e que todos ajudam a construir a identidade cultural do Tocantins. Nisso, pedimos aos representantes governamentais e institucionais que atuem no sentido de detalhar e mapear a cultura do Estado, para que tenhamos conhecimento das diversas faces das manifestações culturais no Tocantins. Depois disso, um plano com políticas públicas de conservação, contendo dotação orçamentária prevista para garantir a conservação das culturas que tanto sofrem para se manter”, disse o representante da ATM.





Objetivo

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que organiza o Fórum, o encontro tem o objetivo de reunir interessados no campo do patrimônio cultural e também debater os conceitos da área, bem como estimular nos presentes a preservação e proteção do patrimônio cultural tocantinense. Ainda, visa sensibilizar os gestores para a preservação do patrimônio cultural e estimular a troca de experiências entre os detentores.

Dentre as organizações participantes está a ATM, IPHAN, Defensoria Pública, Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (ADETUC), Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Universidade do Tocantins (UNITINS), Fundação Cultural de Palmas e Ministério Público Federal.

Durante o Fórum, será realizado o 1° Encontro de Secretários de Cultura do Tocantins, com vistas a aproximar os gestores da área em torno das discussões voltados ao desenvolvimento da cultura tocantinense.