Notícias

COVID-19: Governo do Estado decreta lockdown para 33 Municípios tocantinenses

Victor Morais/Ascom ATM

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) informa que o Governo do Tocantins decidiu decretar lockdown em 33 cidades no estado pelo prazo de sete dias para combater o novo coronavírus . O Decreto N° 6.095 foi publicado nesta sexta-feira, 15, no Diário Oficial do Estado (DOE), e traz as recomendações impostas às prefeituras. (Clique aqui para acessar o DOE).

Pelo texto, ficam proibidas atividades não essenciais pelo período da medida para evitar a disseminação do novo coronavírus, bem como a vedação da circulação dos moradores. As exceções são para deslocamentos até hospitais, supermercados, farmácias e para trabalhadores dos serviços considerados essenciais.
A ordem começa a valer às 18h de 16/05 e deve durar pelo menos sete dias.

O governo do Tocantins informou que a medida foi determinada porque houve crescimento no percentual de ocupação dos leitos de hospitais. O problema foi identificado tanto na rede particular como na rede pública, incluindo os leitos de UTI específicos para Covid-19.

A medida vale para todas as cidades da região do Bico do Papagaio, como é conhecido o extremo norte do Tocantins. Araguaína , que é a segunda maior cidade do Tocantins e a mais afetada pela doença no estado, também está na lista. Inicialmente foi informado que seriam 32 municípios, mas a lista foi atualizada para incluir Aguiarnópolis. (veja a lista completa abaixo)

1. Aguiarnópolis
2. Ananás
3. Angico
4. Aragominas
5. Araguaína
6. Araguatins
7. Augustinópolis
8. Axixá do Tocantins
9. Buriti do Tocantins
10. Cachoeirinha
11. Cariri do Tocantins
12. Carrasco Bonito
13. Colinas do Tocantins
14. Darcinópolis
15. Esperantina
16. Guaraí
17. Itaguatins
18. Luzinópolis
19. Maurilândia do Tocantins
20. Nazaré
21. Nova Olinda
22. Palmeiras do Tocantins
23. Praia Norte
24. Riachinho
25. Sampaio
26. Santa Terezinha do Tocantins
27. São Bento do Tocantins
28. São Miguel do Tocantins
29. São Sebastião do Tocantins
30. Sítio Novo do Tocantins
31. Tocantinópolis
32. Wanderlândia
33. Xambioá