Notícias

Comissão de prefeitos recebem máquinas em solenidade simbólica e gestores apontam utilização dos veículos nos Municípios

Victor Morais/Ascom ATM

Uma comissão composta por cinco prefeitos receberam do Governo do Estado nesta segunda-feira (29), no Palácio Araguaia, às máquinas pesadas adquiridas aos Municípios por meio de recursos de Emenda de Bancada. A solenidade foi simbólica e restrita devido às medidas de segurança contra a COVID-19, e reuniu autoridades políticas a nível estadual e federal. O Governo do Estado deve iniciar entrega gradual dos maquinários ao restante dos Municípios a partir desta terça-feira (30).

Dentre as autoridades presentes estavam o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, no ato representando o Governo Federal. Ainda, o governador Mauro Carlesse, o senador Eduardo Gomes, os deputados Federais Carlos Gaguim, Osíres Damaso e Tiago Dimas, além do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Andrade. Receberam as chaves das autoridades políticas os prefeitos Cleiton Cantuário (Cristalândia), Júlio Oliveira (Augustinópolis), Paulo Antônio (Alvorada) e Zé Augusto (Peixe), além do presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (Pedro Afonso), que no ato representou os 139 municípios tocantinenses.

Entenda

As máquinas são conquistas dos Municípios, adquiridos após articulação da ATM junto à bancada Federal do Tocantins em Brasília ainda no ano de 2017, quando deputados federais e senadores decidiram conjuntamente destinar recursos de bancada para a aquisição dos maquinários aos 139 municípios tocantinenses. À época, ficou decido entre a ATM e os parlamentares que o Estado faria a aquisição e entrega dos veículos aos Municípios.

Com montante na ordem de R$ 60 milhões, os recursos de bancada foram colocados pelo Governo Federal na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM), que posteriormente firmou convênio com o Estado para que esse adquirisse 139 retroescavadeiras sobre rodas, 80 pás carregadeiras sobre rodas e 12 escavadeiras hidráulicas com esteira a serem distribuídas aos 139 Municípios. Parte das máquinas foram adquiridas pelo Estado e encontra-se estacionada em pátio da Praça dos Girassóis, em frente ao Palácio Araguaia, em Palmas.

Uso dos veículos

O prefeito de Peixe, Zé Augusto, comentou o processo de entrega das máquinas. “Desde o início do processo criamos muita expectativa de recebimento das máquinas e o Governo do Estado teve o cuidado de reorganizar o processo de aquisição e distribuição, teve mudanças nos critérios e dentro das possibilidades do Governo está atendendo a contento” disse o prefeito que pretende restaurar mais de cinco mil quilômetros de estradas vicinais no Município.

Por sua vez, o prefeito de Augustinópolis, Júlio Oliveira, disse que colocará as máquinas em duas frentes de trabalho. “Uma vai para a infraestrutura, para a manutenção de estradas vicinais, a outra para o meio urbano, para os serviços de limpeza urbana”, disse. Já o prefeito de Cristalândia, Cleiton Cantuário, disse que pretende recuperar “mais de 1.500 quilômetros de estradas vicinais e auxiliar os produtores do campo por meio da abertura de cacimbas”, revelou, ao lembrar que com o recebimento das máquinas não será mais necessário terceirizar os serviços de infraestrutura no Município.



ATM

Por fim, o presidente da ATM lembrou da luta da entidade e das etapas que levaram a entrega definitiva das máquinas. 
Foi um processo que levou anos, com muito diálogo e alguns entraves, mas até que enfim as máquinas estão sendo entregues aos Municípios para que as gestões locais possa utilizá-las e, com isso, levem benefícios diretos às comunidades”, finaliza Mariano. 

O Governo do Estado deve iniciar a entrega gradual dos maquinários ao restante dos Municípios a partir desta terça-feira (30). O Governo deve disponibilizar o cronograma de entrega nos próximos dias.