Notícias

Deputado estadual requer aos prefeitos que dialoguem com líderes religiosos para retorno dos cultos

Foi encaminhado, no dia 24 do último mês, ofício instituído pelo deputado estadual Elenil da Penha ao presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), Jairo Marino, no qual solicita a intermediação junto aos gestores municipais para que esses estabeleçam diálogo com líderes religiosos para a possibilidade de retomada das cerimônias em templos e igrejas, que tiveram suas atividades suspensas e limitadas após a pandemia do coronavírus.

Segundo o deputado, o objetivo do requerimento é sensibilizar a ATM, enquanto entidade que representa os 139 municípios tocantinenses, para promoverem diálogo e buscarem estratégias junto com os líderes eclesiásticos para garantir a realização, com segurança, das cerimônias religiosas, respeitando os critérios de prevenção contra a Covid-19.

“O deputado que o presente subscreve, defende o diálogo com líderes religiosos com o objetivo de definir um plano de retomada do funcionamento das igrejas, seguindo as recomendações das autoridades de Saúde”, pontua o documento.

A ATM reitera seu compromisso com o diálogo entre os municipalistas e reforça a importância da comunicação em prol do bem coletivo, decidido democraticamente. Entretanto, também é importante reforçar que o Tocantins já soma mais de 50 mil casos confirmados de pessoas contaminadas por Covid-19 no Tocantins, e mais de 700 mortes. As recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) devem ser rigidamente seguidas, para a segurança de todos.

Por João Pedro
Revisão Victor Morais