Notícias

Municípios terão mais prazo para o preenchimento do Censo Suas

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) informa que os gestores e profissionais da área da Assistência Social têm novo prazo para preencher os questionários do Censo do Sistema Único de Assistência Social 2020 (Censo Suas). A prorrogação referente à Gestão e aos Fundos da Assistência Social vai até o dia 18 de dezembro de 2020.

A ATM ressalta ainda que o período de retificações dos questionários deve ser feito entre os dias 7 e 18 de dezembro. Acesse e veja as novas datas aqui. O novo prazo é fruto das articulações da Confederação Nacional de Municípios (CNM), feita diretamente com o Departamento de Vigilância Socioassistencial do Ministério da Cidadania.

A entidade encaminhou ofício para relatar os problemas no sistema e solicitar a prorrogação do prazo. Dentre eles, foram relatados pelos gestores: instabilidade do sistema, bloqueios na página e a própria conjuntura, onde os gestores estão no processo de transição e organização para finalização da gestão na área de Assistência Social.

A ATM alerta que deixar de preencher os dados pode acarretar em penalidades aos Municípios, como a interrupção do repasse dos recursos federais e impactar a continuidade da execução dos serviços socioassistenciais.

Vale lembrar que no período de encerramento de gestão é fundamental concluir todos os processos relacionados à Política de Assistência Social, como o preenchimento do Censo.

Para preenchimento do questionário, os responsáveis devem utilizar o login e a senha do gov.br.

Com informações da CNM