+Colinas recebe unidades do Projeto PAIS
Publicado em: 19 de Abril de 2013 Atualizado em: 8 de Janeiro de 2021
O município de Colinas do Tocantins está sendo contemplado com 25 unidades do projeto de Produção Agrotecnologica de Desenvolvimento Sustentável. A primeira unidade está sendo instalada na área da Casa de Passagem, promovendo geração de renda e a melhoria na qualidade de vida dos beneficiários.
Técnicos e extensionistas estão participando desde o início da semana de uma capacitação para implantação das 25 unidades da tecnologia social Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Este projeto é financiado pela Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com execução da Aprovida.
O PAIS é uma tecnologia inspirada na atuação de pequenos produtores que optaram por fazer uma agricultura sustentável, sem uso de produtos tóxicos e com a preocupação de preservar o meio ambiente. Herlan Torres, presidente da Aprovida, que executa o projeto no país, explicou o processo de implantação da unidade. “Inicialmente está sendo feita uma capacitação para os técnicos que serão os multiplicadores com os agricultores, são dois dias de aulas teóricas e três dias de aulas práticas, onde será discutida a produção sustentável, organização econômica, inclusão social e produtiva, ambientalização do desenvolvimento rural, e execução do sistema”.
Mais do que uma horta circular com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamento, o PAIS é um sistema integrado e uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a agricultura familiar.
O método dispensa o uso de agrotóxicos, queimadas e desmatamentos, preserva a qualidade do solo e das fontes de água, alia a criação de animais com a produção vegetal, estimula a agricultura orgânica, reduz a dependência de insumos alheios à propriedade, apoia o correto manejo dos recursos naturais, incentiva a diversificação da produção e evita o desperdício de alimento, água, energia e tempo do produtor.
( Ascom/Colinas).