+Divinópolis e Peixe receberão internatos rurais desenvolvidos pela UFT
Publicado em: 11 de Março de 2013 Atualizado em: 8 de Janeiro de 2021
No intuito de firmar convênio para a implantação de Internatos Rurais de Medicina, Enfermagem e Nutrição, o prefeito de Divinópolis, padre Florisvane Maurício (PRP) e a prefeita de Peixe, Neila Pereira (PSDB), ambos acompanhados de secretários municipais, firmaram parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), nesta sexta-feira (08/03) para instalação desses internatos nas respectivas cidades.
A reunião ocorreu no Gabinete da Reitoria no Câmpus de Palmas e contou com a presença da vice-reitora da UFT, Isabel Auler, de coordenadores dos cursos de Medicina e Enfermagem e alunos que farão parte da primeira turma de Internato Rural.
O prefeito de Divinópolis falou sobre a carência de profissionais da saúde nas cidades do interior e que acredita que alunos do internato poderão renovar o atendimento de saúde dentro do município. Já a prefeita de Peixe destacou que esse projeto abre o caminho para a implantação de outras parcerias entre a Universidade e a Prefeitura.
A vice-reitora destacou que o projeto de internato rural começará com o curso de Medicina, mas que os estudantes dos demais cursos de saúde também atuarão nos municípios. A parceria prevê que os alunos realizarão o trabalho de residência nos hospitais de Divinópolis, Peixe, dentre outros municípios e terão a sua estadia custeada. Segundo o professor e coordenador do Internato Rural, Valdir Francisco Odorizzi, as primeiras turmas do Internato em cada cidade serão compostas de seis a nove alunos e serão iniciadas nesta segunda-feira, 11.
Internato Rural
O Internato Rural é uma etapa do curso de Medicina que os estudantes irão aos municípios para vivenciar a realidade das unidades de atendimento e postos de saúde como parte de seu processo de aprendizagem. (com informações da Ascom/UFT)