+Governo do Estado decreta situação de desastre ambiental em 17 municípios tocantinenses

Publicado em: 5 de Agosto de 2015 Atualizado em: 8 de Janeiro de 2021

Queimadas e incêndios florestais foram registrados em áreas de cobertura vegetal em diversos pontos do estado, o que fez o Governo do Estado decretar na última terça-feira, 28, situação de desastre de risco ambiental em 17 municípios do Tocantins. Para combater o problema, foi firmada parceria entre o governo estadual e as prefeituras dos municípios ara a contratação e capacitação de novos brigadistas que ajudarão no combate aos focos.
Os municípios de Lagoa da Confusão, Formoso do Araguaia, Paranã, Goiatins, Pium, Rio Sono, Ponte Alta do Tocantins, Lizarda, Peixe, Porto Nacional, Itacajá, Novo Acordo, Divinópolis do Tocantins, Duerê,  Araguacema, São Félix do Tocantins e Talismã, fazem parte da rota de queimadas que tomam conta de todo o estado nesta época de calor.
Um mapeamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), publicado no Diário Oficial da União do Estado (DOU), revela que de janeiro a julho de 2015, foram registrados 2.763 focos de incêndio, número que já ultrapassou a incidência de 2014.  Na mesma época, do ano passado, foram registrados cerca de 2.500 casos em todo estado.
A Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, autorizou a assinatura de convênios para promover ações de prevenção e combate a incêndios em áreas de preservação ambiental e florestas. Vale lembrar que o estado do Tocantins, ocupa o segundo lugar no ranking de queimadas do Brasil, atrás apenas do Mato Grosso.