+Municípios recebem veículos do Governo do Estado destinados à Atenção Básica e urgência e emergência
Publicado em: 20 de Fevereiro de 2017 Atualizado em: 8 de Janeiro de 2021
Vinte e nove municípios tocantinenses receberam do Governo do Estado veículos destinados à Atenção Básica e às situações de urgência e emergência. Ao todo, 29 municípios receberam carro modelo Sandero por meio do Projeto de Fortalecimento da Atenção Básica no Estado do Tocantins. A solenidade de entrega ocorreu nesta segunda-feira, 20/02, em Palmas, onde o Governador Marcelo Miranda entregou ainda 17 ambulâncias, oriundas de emenda parlamentar dos deputados estaduais.
Além disso, o Governo do Estado inaugurou o Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde (Integra Saúde Tocantins) – espaço que vai funcionar dentro da Secretaria de Saúde, concentrando informações estratégicas para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. Esse é o segundo Centro implantado no Brasil e visa monitorar em tempo real os indicadores de saúde.
O presidente da Associação Tocantinense de Municípios – ATM, João Emídio de Miranda, lembrou que a Saúde no Tocantins tem sido bastante criticada, porém tem recebido todos os esforços do Governo do Estado. “Estamos vendo que o Governador Marcelo Miranda tem trabalhado fortemente para fortalecer a saúde nos Municípios. Os novos prefeitos querem mais”, pediu o líder dos prefeitos, ao ressaltar que o atual chefe do executivo – Estadual tem postura municipalista.
AcolheSUS
Às 19 horas, ocorreu oficialmente a abertura do Encontro de Acolhimento aos Gestores Municipais de Saúde (AcolheSUS Tocantins 2017), que será realizado até esta terça-feira, 21, no Auditório do Palácio Araguaia, em Palmas. O AcolheSus está sendo realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde.
O encontro tem a parceria do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), com a colaboração da Organização Pan- Americana de Saúde (Opas), do Ministério da Saúde, do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) e do Conselho Estadual de Saúde (CES). A iniciativa visa promover a integração entre os gestores municipais, estadual e Ministério da Saúde, bem como a divulgação de informações acerca da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).